Como o mundo virtual do metaverso pode se tornar uma nova categoria de mídia
Apesar de ainda ser um conceito muito novo, e estar presente na vida de uma pequena parcela da população, o mundo virtual do metaverso pode vir a se tornar uma indústria de trilhões de dólares. Inclusive esse conceito, que parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica, tem muito potencial para a mídia Out of Home (OOH). Mesmo que muitas experiências de gamificação, como Minecraft, Fortnite e Roblox, tenham surgido ao longo dos últimos anos, a versão atual deste universo ainda é uma prévia das possibilidades para as próximas décadas.
Mas qual o motivo para tudo isso? Simples: o metaverso está se tornando uma evolução da própria internet, construído a partir de ecossistemas digitais imersivos e tridimensionais com o poder de transformar as conexões sociais. Segundo um relatório da Euromonitor International sobre as principais tendências, as vendas globais de headsets de realidade aumentada e realidade virtual cresceram 56% de 2017 a 2021, atingindo a cifra de US$ 2,6 bilhões no ano passado.
É importante lembrar que antes do metaverso, os videogames já faziam este papel de mesclar ficção com anúncios de marcas da vida real. Mas não podemos deixar de lado a reclamação de muitos usuários sobre a alta recorrência de publicidade, que afeta negativamente a experiência de jogo.
Ainda assim, é impossível não reconhecer que estamos diante do surgimento de uma nova categoria de mídia. O próximo passo dessa evolução é a criação de formas pelas quais as marcas vão interagir nos metaversos – isso mesmo, no plural – e como o OOH vai explorar as possibilidades desse ambiente imersivo.
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