Kantar aponta: investimento em mídia ultrapassa R$ 74 bi em 2022 com crescimento de 7%
Em 2022, as marcas destinaram R$ 74,1 bilhões à compra de espaços publicitários no Brasil, o que representa um aumento positivo de 7% em comparação ao ano anterior. Essa taxa de crescimento é semelhante à do Cenp-Meios, que apresentou um aumento de 7,6%, embora com um valor menor de R$ 21,2 bilhões.
De acordo com um relatório do Cenp, a internet, a mídia exterior e o cinema foram os únicos meios que apresentaram aumento nos investimentos, enquanto a TV aberta registrou uma queda de 3,7%. A metodologia utilizada pela Kantar Ibope Media para chegar a esses dados leva em consideração o registro das inserções publicitárias nos principais meios e veículos de comunicação, bem como o preço de tabela de venda antes de quaisquer descontos negociados. Isso permite estimar o investimento destinado à compra de espaço por setores, anunciantes e marcas.
Entre os setores que mais investiram em 2022, o Turismo apresentou o maior crescimento, impulsionado pela reabertura das atividades de entretenimento, com um salto de 50%. As indústrias Automotiva e de Bebidas também tiveram destaque, registrando aumentos de 33% e 31%, respectivamente, o que reflete a reabertura econômica e a maior movimentação das pessoas. O aumento do investimento não se deve apenas à inflação nas tabelas de preços, mas também à maior veiculação de peças publicitárias e ocupação dos inventários. A ocupação dos espaços publicitários cresceu mais de 10% em canais digitais, mídia exterior, rádio e, principalmente, no cinema — que se recupera dos fechamentos de 2020/2021.
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